SAPATOS E CABEDAL

a colagem mantém-se flexível: equilíbrio da tensão do material

SAPATOS E CABEDAL

Descrição

Propriedades

  • cola especial de colagem rápida e flexível
  • para colagem de cabedal e borracha, também em combinação com outros materiais
  • a colagem mantém-se flexível: equilíbrio da tensão do material
Ir para o topo

Aplicação

Campos de aplicação

Cola cabedal, borracha, espuma flexível, tecido, feltro, cortiça. Ideal para reparar solas gastas, saltos e buracos dos lados e na parte de cima de quase todos os tipos de sapatos e botas - também para cintos.

Ir para o topo

Manipulação

Antes o uso:

Aplicação

aprox. +15 °C e +30 °C

Requisitos da superfície

A superfície deve estar seca, limpa e isenta de pó e gordura.

Durante o uso:

Instruções de utilização

  • Método de aplicação:
  • a) Método de contacto:
  • Aplique a UHU Sapatos e Cabedal uniformemente a ambas as peças a colar usando uma espátula denteada ou um pincel de pelo curto. Aplique várias vezes em materiais muito absorventes (cabedal, tecido, feltro, etc.) até que permaneça visível uma película de cola. Mantenha as peças separadas até que a camada de cola esteja seca ao toque (isto demora 10-15 minutos, dependendo da temperatura). Depois junte as peças na posição exata e comprima-as muito firmemente uma contra a outra por um curto intervalo de tempo. Não é possível fazer correções. A firmeza da colagem depende da pressão que for exercida e não do tempo durante o qual é exercida – poucos segundos são suficientes. Se as peças foram aplicadas corretamente o conjunto pode ser usado imediatamente.
  • b) Método da reativação por calor:
  • Este método é recomendado quando ambas as peças a colar requerem um grau elevado de resistência inicial de colagem. A utilização deste método também produz colagens mais resistentes ao calor. Aplique a cola em ambas as peças do conjunto, como para o método de contacto (ver acima). Deixe secar completamente. Depois disso, a qualquer momento, coloque as peças na sua posição exata e proceda à colagem aplicando calor entre +120 ºC e +150 ºC (usando uma lâmpada de infravermelhos de pressão a quente ou um jato de ar quente; para peças pequenas pode usar um ferro de engomar). Quando usar este método deve ter em atenção que a temperatura requerida deve chegar às juntas de colagem. Com este método de colagem não é possível reposicionar as peças. Se as peças a colar estão sujeitas a tensão (curvas, sobreposições, etc.), o conjunto deve ser mantido na sua posição enquanto as peças arrefecem até à temperatura ambiente.
  • c) Método da reação do solvente:
  • Este método é recomendado se for necessário alargar o tempo de trabalho para além dos 30 minutos, por exemplo, para preparar as peças ou para as armazenar temporariamente e retomar a montagem mais tarde.
  • Aplique a cola em ambos os lados do conjunto, como para o método de contacto (ver acima). Deixe secar completamente. A montagem pode ser efetuada em qualquer altura depois disso; limpe uma das superfícies com um pano que não largue pelos embebido em solvente e comprima as peças de imediato muito firmemente. Os solventes adequados para a reativação incluem a metil-etil-cetona (MEK ou butanona), o acetato de butilo ou diluentes nitro.
  • Temperaturas baixas e humidade elevada aumentam o tempo de endurecimento da cola e, assim, é mais difícil conseguir uma boa colagem.

Conselho

  • Diluição:
  • Se necessário, a UHU Sapatos e Cabedal pode ser diluída. Os produtos adequados para este fim são UHU removedor de cola, diluentes nitro e acetato de butilo. Não deve adicionar mais de 10%, caso contrário as propriedades adesivas do produto serão alteradas.

Pontos a ter em conta

A UHU Sapatos e Cabedal contém solventes voláteis e altamente inflamáveis; devem por isso ser tomadas precauções durante a aplicação e o armazenamento. Certifique-se de que existe ventilação adequada quando efetuar aplicações em grandes superfícies.

Após o uso:

Manchas/resíduos

Os resíduos de cola podem ser removidos e o equipamento pode ser limpo usando metil-etil-cetona (MEK ou butanona).

Condições de armazenamento

Armazenar numa embalagem bem fechada num local seco, fresco e ao abrigo do frio extremo.

Ir para o topo