PLÁSTICO POMPOM

ARTE

A partir do 4.º ano • Tempo de trabalho: 3 aulas • Possível trabalho partilhado

TAREFA E MOTIVAÇÃO

A maior parte das crianças aprende a fazer pompons no infantário: Enrolam persistentemente um fio de lã à volta de rodelas de cartão, que são depois separadas e o fio cortado. Como por magia, o resultado é uma bola de lã. Nós vemos pompons produzidos industrialmente como adornos para o cabelo, remates de chapéus ou material de artesanato colorido. No ensino têxtil, a produção de pompons é o principal método de reforço de fios. Os pompons podem ser feitos de qualquer cor.

A tendência de usar enormes pompons de papel como decoração de salas é uma novidade. Estas bolas leves e descontraídas, em casamentos, aniversários e festas de jardim, pendurados nas árvores, panos e ganchos do teto, providenciam um ambiente de convívio. São referidos como pompons incorretamente, porque não há semelhanças com o processo têxtil, quer na tecnologia de produção quer na composição do material. O papel de seda é colocado em várias camadas dobrado em acordeão, preso no meio, os extremos podem ser cortados na forma que se pretende. Depois as camadas individuais de papel podem ser puxadas cuidadosamente para formar uma bola. O resultado é fascinante, a técnica de dobragem é fácil, é apenas necessária sensibilidade na ponta dos dedos para fazer a forma de uma bola. Agora usam-se sacos de plástico em vez de papel de seda!

Uma vez que as possibilidades do desenho criativo são diversas e está a surgir o "design tridimensional" como um campo de atividade importante, é obvio que na escola primária deve usar-se um material que se assemelhe ao papel de seda na leveza e cor, mas que seja muito mais à prova de rasgões - por isso foram escolhidos os sacos de plástico.

Sacos de compras usados com impressões publicitárias acumulam-se em muitas casas. Uma vez que este material de embalagem já não é fornecido gratuitamente desde Julho de 2016 e as existências vão presumivelmente esgotar-se rapidamente, o recurso a sacos para lixo em rolo é inevitável. A gama de sacos em rolo é grande e bastante difundida em termos de cores, tamanhos e espessura do material, por isso, a aquisição de material a bom preço é fácil.

Ir para o topo

PRIORIDADES DE APRENDIZAGEM

  • Recolher sacos de plástico apropriados 
  • Colocar em camadas e tamanhos 
  • Fazer uma dobragem em acordeão para múltiplas camadas de material ao mesmo tempo 
  • Testar a forma pela escolha da composição do material e contorno 
  • Aprender a usar arame como material robusto como fio para atar, ligar e fortalecer. 
  • Criar uma forma figurativa combinando diferentes pompons. 
  • Complementar as características dos membros e face com colagem de elementos 
  • Alienação por cor fora do comum e partes do corpo

Ir para o topo

MATERIAL E RECURSOS

  • Vários sacos de plástico: Sacos para desperdícios, sacos para lixo, sacos para dejetos caninos 
  • Arame plastificado, 0,65 mm de diâmetro ou fio de latão em rolo, 0,3 - 0,5 mm de diâmetro 
  • Substâncias valiosas: Caricas, tampas de rosca, talheres de plástico, formas de alumínio para bolos, material de embalagens como cápsulas de café, redes para vegetais.
  • Sobras de materiais: Papel de embrulho, feltro de designer, cartão de fotografia Materiais para trabalhos manuais de acordo com a preferência: Arame de chenille, bolas de algodão, olhos móveis, botões, pérolas, pompons coloridos, 8 a 40 mm de diâmetro 
  • Tesoura universal 
  • Marcador 
  • Régua 
  • Escala 
  • Lâmina de corte 
  • 2 molas da roupa 
  • Material de isolamento 
  • UHU Max Repair Extreme 
  • UHU Pistola de Cola Quente

PLASTIC POM-POM
Ir para o topo

Plano passo-a-passo

Preparativos

PLASTIC POM-POM

PASSO 1

Corte um bocado de arame com 30 cm de comprimento com o corta arame, ponha de lado.

PLASTIC POM-POM

PASSO 2

Selecione o material da película e prepare quatro sacos como segue: Corte a costura do fundo e as pegas, se existirem.

PLASTIC POM-POM

PASSO 3

Corte qualquer costura lateral que exista e corte os lados da manga de película.

PLASTIC POM-POM

PASSO 4

Dobre a película ao meio e corte em ângulo reto com o tamanho desejado.

Plano básico passo a passo

PLASTIC POM-POM

PASSO 1

Empilhe as folhas de plástico em cima umas das outras sobre a superfície de trabalho para formar retângulos com largura aproximadamente igual, alternando a sequência de cores, por exemplo. O lado mais curto determina o diâmetro dos pompons, porque as dobragens em acordeão são feitas paralelamente ao lado mais curto. O número de folhas de plástico (normalmente 8) e a dobragem determinam o volume do pompom mais tarde. Se forem usados sacos de diferentes tamanhos, dobre as folhas de acordo com o tamanho do saco mais pequeno ou corte para ficarem aproximadamente com a mesma dimensão.

PLASTIC POM-POM

PASSO 2

Dobrando ao meio ou medindo, marque o meio do lado mais curto com um marcador perto da margem.

PLASTIC POM-POM

PASSO 3

Na parte exterior do lado mais curto, esquerdo e direito, pressione todas as camadas para baixo e com os dedos polegar, indicador e médio. Inicie a dobragem em zigzag da pilha de folhas.

PLASTIC POM-POM

PASSO 4

Segure todas as folhas dobradas em ambos os lados mais curtos com uma mola de roupa. Ao contrario do que acontece com o papel de seda, é mais fácil tirar toda a pilha da superfície da mesa, abanando para trás e para a frente como uma bandeira, segurando sempre a dobra de 3 cm de largura com os dedos.

PLASTIC POM-POM

PASSO 5

Faça um corte a meio das margens dobradas com cerca de 5 mm de profundidade. Nesta incisão, enrole firmemente o arame três vezes à volta das dobras e depois torça-as uma sobre a outra várias vezes.

PLASTIC POM-POM

PASSO 6

Retire as molas da roupa e recorte a extremidade da tira dobrada através de todas as camadas com a forma desejada: redonda, pontiaguda, esfarrapada, dividida. As formas podem ser desenhadas com o marcador. Repita para o lado oposto.

PLASTIC POM-POM

PASSO 7

Agora, com os dedos, separe cuidadosamente cada camada uma da outra e puxe a película para formar o pompom.

PLASTIC POM-POM

PASSO 8

Depois deste procedimento, faça outro pompom na mesma cor e tamanho diferente.

PLASTIC POM-POM

PASSO 9

Junte ambas as bolas: Torça as pontas soltas dos arames uma sobre a outra para que a cabeça e o corpo fiquem ligados firmemente.

Para introdução, todo o grupo deve aprender a fazer pompons de plástico na base de uma sequência de passos de trabalho uniformes. Cada aluno recebe o mesmo material. Isto significa que o corte das dobragens e camadas só tem de ser explicado uma vez. Se as crianças aprenderam os princípios básicos, elas vão achar fácil trabalhar independentemente com os materiais que elas próprias escolheram.

Decorate figure

PLASTIC POM-POM

PASSO 1

Corte as mãos e os pés em cartão, espuma de borracha, cabedal ou feltro espesso.

PLASTIC POM-POM

PASSO 2

No ponto de ligação, faça uma pequena incisão ou um furo.

PLASTIC POM-POM

PASSO 3

Decore os pés, por exemplo, colando lantejoulas e pedras decorativas, etc. com UHU Max Repair Extreme.

PLASTIC POM-POM

PASSO 4

Se possível, introduza o arame de chenille para os braços ou pernas no arame enrolado e corte o comprimento adequado. Introduza o arame de chenille pelos furos ou na incisão da mão/pé e enrole à volta do membro várias vezes. Colar os membros em qualquer posição dentro do corpo é menos complicado com Pistola de Cola Quente.

PLASTIC POM-POM

PASSO 5

Há vários métodos para desenhar a abertura da boca. Para uma boca dobrável, corte um círculo do tamanho de um CD num cartão. Pinte o círculo dobrado e aplique os dentes colados ou recortados. Com a pistola de cola, coloque a boca no meio da cabeça.

PLASTIC POM-POM

PASSO 6

Para os olhos, cole os materiais desejados em camadas sucessivas com a pistola de cola. Para unir peças muito pequenas, tais como plásticos finos e superfícies de metal lisas, use UHU Max Repair Extreme.

PLASTIC POM-POM

PASSO 7

Cole os olhos acabados diretamente numa das películas da base. Para isso um colega segura a cabeça do pompom no arame para que o outro fique com ambas as mãos livres para colar. Aplique a cola numa das películas do pompom e depois pressione os olhos. Se for necessária muita pressão, proteja os dedos usando as outras camadas de película. Se quiser fazer um efeito de um olho de telescópio caído, introduza um arame de chenille comprido no arame enrolado. Passe as pontas através dos furos de um botão ou dos furos abertos previamente num fecho e depois cole o olho artesanal na ponta.

PLASTIC POM-POM

PASSO 8

A figura final pode ser pendurada no arame ou como ornamento de borda numa prateleira, peitoril de janela, etc. Para ornamento de borda, cole também um bocado de rolo de cartão por baixo do pompom do corpo.


Britta Bollenhagen

Ir para o topo

©2017 UHU GmbH & Co. KG, Bühl (Baden) e Elke Fox. Fotos página 1 superior esquerda, página 7 inferior esquerda e editores: Elke Fox. Outras fotos: Britta Bollenhagen