LANTERNAS DE VERÃO - CARIMBOS DE BATATA

FESTIVAIS DURANTE O ANO

Faixa etária: Forma simples (apenas meia batata): a partir dos 3 anos - forma avançada: a partir dos 5 anos - Tempo de trabalho: 4 x 30 min. aprox.

Introdução

O festival de verão é um dos pontos altos anuais no jardins de Infância e é celebrado com os pais e irmãos das crianças. Preparar e criar o ambiente para a celebração também envolve a decoração do espaço onde vai ter lugar a celebração. Lanternas brilhantes e alegres, desenhadas pelas próprias, ficam muito bem na decoração porque espalham uma atmosfera agradável e acolhedora tanto no interior como no exterior. As lanternas coloridas são fáceis de fazer - até as crianças com poucas competências de motricidade fina podem dominar a técnica dos carimbos de batata - e o sucesso é garantido.

Ir para o topo

Objetivos pedagógicos

  • Aprender o processo de alta pressão 
  • Desenhar um padrão simples para o bloco de impressão 
  • Treinar competências de motricidade fina ao cortar e imprimir
  • Aprender como usar uma ferramenta de cortar
  • Aprender e compreender o processo de impressão 
  • Aprender as bases da teoria das cores 
  • Trabalhar com cores 
  • Aumentar a concentração e a persistência

Summer lanterns
Ir para o topo

Material e recursos

  • Para cada lanterna: tampa e base da lanterna, 15,3 cm de diâmetro, suporte da lanterna em arame; papel transparente branco (impresso ou não, por ex. com padrão de estrelas)
  • Para o carimbo de batata: batatas de diferentes tamanhos; faca de cozinha pequena;
  • Tábua de cortar; panos de cozinha; cartão fino para moldes; cores acrílicas amarelo, cor-de-laranja, vermelho, verde claro, azul; papel para testar as impressões
  • Para desenhar: caneta de feltro preta resistente à água; caneta de brilhantes dourados e prateados Geral: lápis; tesoura; régua; alicate de furar; UHU A Cola Universal.

UHU A Cola Universal

  • Cola de resina sintética tipo gel para colagem rápida e transparente. 
  • Sem escorrer e limpa. 
  • Não enruga o papel.

Ir para o topo

Plano passo-a-passo

Summer lanterns

PASSO 1

Para cada lanterna, corte uma tira de papel transparente com 23 x 52,5 cm.

Summer lanterns

Passo 2

Os padrões devem ser formas simples, por ex. quadrado, triângulo, triangulo-retângulo, etc. Desenhe e corte as formas em cartão fino. Prepare moldes para as crianças mais pequenas.

Summer lanterns

Passo 3

Explique e demonstre como se usa a faca de cozinha. Selecione batatas de tamanho adequado, corte-as ao meio (até as crianças de 3 anos podem fazer isso) e seque as metades com panos de cozinha. Coloque um molde em cada meia batata e trace os contornos com um lápis.

Summer lanterns

Passo 4

Corte o contorno até uma profundidade de 1 cm com uma faca de cozinha (adulto). Deixe as crianças mais velhas (a partir dos 5 anos) cortarem formas como triângulos. Corte por completo as partes exteriores para que fiquem apenas as formas.

Summer lanterns

Passo 5

Seque as superfícies cortadas com papel de cozinha. Com os dedos ou com um pincel, aplique a tinta e pressione sobre o papel de teste. Muita tinta produz uma impressão densa e rica, pouca tinta produz uma impressão transparente. Deixe as crianças fazerem impressões de teste e compare os resultados.

Summer lanterns

Passo 6

Agora imprima as tiras de papel transparente com os padrões escolhidos e deixe secar.

Summer lanterns

Passo 7

Pinte detalhes, tais como antenas, olhos, pernas, etc. com a caneta de feltro. Aplique pontos brilhantes e deixe secar.

Summer lanterns

Passo 8

Cole as tiras acabadas com UHU A Cola Universal à volta da base e da tampa da lanterna. Depois fixe o lado longitudinal. Sugestão de colagem: Como o papel transparente não é muito absorvente, aplique finamente a cola em ambas as superfícies a colar, deixe secar por instantes, aplique novamente cola e então pressione ambas as partes firmemente.

Summer lanterns

Passo 9

Com o alicate de furar, faça dois furos opostos um em relação ao outro para os suportes da lanterna e aplique o suporte.

Erika Bock

Ir para o topo

Sugestões

Ir para o topo

© 2011 UHU GmbH & Co. KG, Bühl (Baden) e Elke Fox. Foto página 2: Erika Bock. Equipa editorial e outras fotos: Elke Fox.