Perguntas frequentes (FAQ)

Quer perguntar alguma coisa? Verifique primeiro as Perguntas frequentes. Vai encontrar as perguntas mais frequentes listadas aqui por assuntos.

Stic ReNATURE

O que é o UHU stic ReNATURE?

UHU stic ReNATURE é o novo stic de cola com um recipiente feito principalmente de matérias primas à base de plantas. 58% do material é feito de bioplásticos. Isto faz parte do esforço da UHU para proteger o ambiente e os recursos do nosso planeta.

O que é especial no UHU stic ReNATURE?

O UHU stic ReNATURE é o primeiro stic de cola com um recipiente feito com uma percentagem significativa de bioplásticos. Em vez dos materiais de origem fóssil convencionais, o principal material usado é polietileno de recursos à base de plantas (""bio PE""). O UHU stic ReNATURE é o resultado de muitos anos de pesquisa e desenvolvimento. A substituição de materiais fósseis por renováveis reduz a emissão de gases de estufa e o consumo de recursos fósseis. Contudo, a UHU não abdica da qualidade, funcionalidade ou durabilidade.

Que matérias primas à base de plantas são usadas para o UHU stic ReNATURE?

O recipiente do UHU stic ReNATURE contém aproximadamente 58% de matérias primas à base de plantas na forma de polietileno de cana de açúcar. O cultivo e processamento são efetuados em São Paulo no Brasil. A cana de açúcar é considerada a mais eficiente matéria prima de todas as culturas agrícolas em termos de rendimento e utilização de energia. Não são usadas culturas geneticamente modificadas para o fabrico da UHU stic ReNATURE.

Porque é que a quantidade de material renovável está limitado a 58%?

A qualidade dos produtos e das embalagens tem prioridade na UHU. Também é importante que estejam disponíveis quantidades suficientes de matéria prima a custo razoável. Os bioplásticos disponíveis hoje em dia ainda não satisfazem de forma consistente os nossos requisitos. Os esforços de investigação em anos recentes permitiram-nos alcançar a proporção de cerca de 58% de matéria prima à base de plantas. Para aumentar essa percentagem, a UHU verifica regularmente se o uso de matéria prima à base de plantas satisfaz os altos requisitos do produto e em que proporção.

Quais são as vantagens de usar matéria prima à base de plantas?

Mais de 90% dos plásticos produzidos hoje em dia são feitos a partir de crude, com um consumo anual de mais de 250 milhões de toneladas em todo o mundo. Os bioplásticos são produtos feitos parcial ou até totalmente de matéria prima à base de plantas. Substituir a matéria prima fóssil por matéria prima à base de plantas reduz o consumo de recursos fósseis e reduz consideravelmente as emissões de carbono.

Porque é que o stic bioplástico poupa recursos fósseis e reduz o CO2?

Quando o plástico feito de crude é incinerado no fim da sua vida, isso liberta vastas quantidades de CO2 para a atmosfera. Isto agrava o efeito de estufa e representa um risco para o nosso clima. Em contraste, a combustão de 100% de materiais bioplásticos liberta apenas a quantidade de CO2 equivalente ao que a planta armazenou enquanto cresceu. A UHU pediu ao Instituto denkstatt para calcular a pegada de carbono e o consumo de recursos fósseis do recipiente do UHU stic ReNATURE comparativamente com a embalagem de plástico convencional baseado num ciclo de avaliação de acordo com a norma DIN EN-ISO 14044. A redução das emissões de CO2 foi calculada em 46% e o consumo de recursos fósseis tem uma redução de 48%. O nosso novo recipiente à base de plantas está portanto a contribuir para a proteção do clima e dos recursos fósseis.

Por que razão a UHU optou por matérias primas à base de plantas?

Os bioplásticos são de importância chave para a Estratégia BioEconómica 2020 da Comissão Europeia porque reduzem o impacto climático e o consumo de combustíveis fósseis e possuem um potencial inexplorado. Institutos e organizações a nível nacional concordam que o uso de matéria prima à base de plantas é a única alternativa a longo prazo para a atual economia baseada no crude. Usar recursos renováveis é a única forma de alcançar uma economia em circuito totalmente fechado. Nós apoiamos fortemente a reciclagem, mas produtos recicláveis feitos de recursos renováveis é ainda melhor! A UHU está a trabalhar intensamente para descobrir os processos mais eficientes ecologicamente e fazer produtos mais amigos do ambiente. Nós já usamos embalagens de cartão e blister recicladas onde tal é possível.

A nova embalagem tem alguma influência no desempenho do produto?

A nova embalagem não tem qualquer influência no desempenho do stic de cola.

O material à base de plantas é reciclável?

Sim, é. O novo UHU stic ReNATURE pode ser reciclado como habitualmente, dado que o bio PE tem as mesmas características que o PE convencional. Esvazie o recipiente e leve-o para um ponto de reciclagem apropriado de acordo com a regulamentação nacional ou local. Dependendo dos equipamentos existentes, o stic pode ser reciclado ou incinerado.

Como deve ser descartado o produto depois de usado?

Esvazie o recipiente e coloque-o no sistema de reciclagem apropriado. A embalagem de cartão deve ser reciclada como desperdício de papel. Uma vez que o novo recipiente, tal como o convencional, é feito principalmente de polietileno, é fácil de reciclar.

A matéria prima à base de plantas é biodegradável?

O recipiente não é biodegradável ou compostável. Isto acontece porque os materiais biodegradáveis têm uma durabilidade limitada e a durabilidade é um dos requisitos básicos do utilizador para os produtos UHU. A nossa investigação mostra que satisfazemos melhor os elevados requisitos do produto no que respeita à durabilidade e reciclabilidade com o recipiente em bio PE.

Por que razão se usa a cana de açúcar como componente à base de plantas para o UHU stic ReNATURE?

O etanol derivado da cana de açúcar brasileira é o material de partida na produção de bio PE. É inquestionavelmente uma das mais eficientes culturas para produzir, com excelentes credenciais ambientais. O Brasil tem vindo a promover o seu desenvolvimento há décadas e estabeleceu elevados padrões sociais e ambientais na produção de cana de açúcar, que também satisfazem as correspondentes normas da UE.

O cultivo da cana de açúcar para o UHU stic ReNATURE afeta a floresta tropical?

Não há indicações de que o cultivo de cana de açúcar afete a floresta tropical. Mais de 99% das plantações de cana de açúcar brasileiras estão mais de 2000 km afastadas da floresta tropical da Amazónia. Devido a medidas governamentais abrangentes, a área cultivada está restrita a 7,5% do território brasileiro e os campos de cana estão proibidos na maior parte do país.

O cultivo de cana de açúcar para o UHU stic ReNATURE afeta as culturas de produtos alimentares?

Para o cultivo de culturas usadas na produção de 1,2 toneladas de bioplásticos em 2011, foram usados 300 000 hectares de terra em todo o mundo. Isto representa apenas 0,006% do potencial global de aproximadamente 5 biliões de hectares, de acordo com cálculos efetuados pela Food and Agriculture Organization das Nações Unidas (FAO) e do Institute for Bioplastics and Biocomposites (IfBB). No mesmo ano, a procura de bioplásticos foi cerca de 250 milhões de toneladas. Para cobrir a procura global atual de plásticos inteiramente com bioplásticos seria necessário apenas 1,5% da terra arável disponível.

Que mais está a UHU a fazer para promover o desenvolvimento sustentável?

Sendo uma empresa de média dimensão, agir de uma forma ambientalmente consciente e transgeracional faz parte integrante da política corporativa da UHU, na qual a sustentabilidade tem um papel fundamental. Na verdade, a preocupação com o ambiente está no cerne do negócio da UHU e, por isso, são tomadas medidas em todas as áreas – desde o desenvolvimento do produto e processos de produção até ao seu uso e eliminação pelos clientes. A UHU está constantemente a encontrar formas de proteger e melhorar as condições para a saúde dos seus colaboradores, para o ambiente e para os milhões de clientes em todo o mundo. Como exemplo desta estratégia, os nossos esforços nos processos de produção ultrapassam de longe os requisitos legais na maior parte dos casos. Além disso, muitos produtos UHU são já sem solventes e a produção dificilmente gera algum desperdício. A UHU vai continuar a desenvolver grandes esforços na sustentabilidade em quatro campos - produtos de qualidade, embalagens inovadoras, produção limpa e pessoas inspiradoras.

DESUMIDIFICADOR

COLOCAÇÃO DO DESUMIDIFICADOR

Que desumidificador devo escolher?

O melhor Desumidificador para a sua aplicação depende da sua situação específica. Use o nosso seletor de produto para ajudar na escolha.

Quantos Desumidificadores devo usar?

O Desumidificador Ambiance de 100 gramas pode cobrir um volume de 10 m3

O Desumidificador de 450 gramas pode cobrir um volume até 30 m3

O Desumidificador Ambiance de 500 gramas pode cobrir um volume até 40 m3

O Desumidificador de 1 Kg pode cobrir um volume até 60 m3

Quando souber o volume do espaço respetivo (comprimento x largura x altura), então pode calcular o n.º de dispositivos de que precisa.

Qual o melhor local para colocar o Desumidificador?

O melhor local para o colocar é onde o problema de condensação é maior, que é frequentemente um local frio onde a condensação é visível. Certifique-se sempre de que o Desumidificador está numa superfície estável para que não caia e o fluido recolhido não se espalhe para fora do recipiente. O desumidificador fica visível? Se for o caso, escolha o Desumidificador Ambiance. Esta versão tem um design atrativo.

Posso usar o Desumidificador em divisões muito húmidas, tais como na casa de banho?

Sim, embora grandes variações de humidade tenham tendência a saturar o Desumidificador mais depressa que o normal.

A ventilação é importante, mas se isso não for possível por não haver janelas na casa de banho, o Desumidificador contribuirá certamente para um melhor equilíbrio da humidade.

Certifique-se de que há bastante circulação de ar à volta do Desumidificador e não o coloque perto de um radiador.

Posso colocar um Desumidificador num quarto de criança?

Sim, o Desumidificador pode ser usado num quarto de criança. Os grânulos do Desumidificador não são venenosos e não emitem gás ou vapor.

Naturalmente deve colocar o dispositivo fora do alcance das crianças, porque os grânulos, pastilhas e fluido podem ser nocivos se forem engolidos ou se entrarem em contacto com os olhos ou a pele.

Posso colocar o Desumidificador em cima ou perto de um radiador?

Isso não é recomendado. À parte de qualquer outra coisa, o plástico do Desumidificador pode derreter. Além disso, o fluido pode evaporar e a humidade recolhida volta para o ar de novo. Os vaporizadores trabalham da mesma maneira se os colocar encostados a um radiador para libertar humidade para o ar.

O concessionário da minha caravana aconselha-me a não usar o Desumidificador quando a caravana está recolhida no inverno - ele diz que atrai ainda mais humidade. Isto está correto?

Não, este não é o caso, o Desumidificador não atrai humidade extra do exterior da caravana. O Desumidificador é um excelente instrumento para proteger a sua caravana durante o inverno contra problemas com humidade. Para obter os melhores resultados é importante ter em conta o seguinte: 

  • Estacione a sua caravana de preferência numa área coberta, ligeiramente aquecida, com um chão sólido. Deve também ser um local que receba ventilação suficiente regulamente. É importante que haja pouca variação nos níveis de humidade. Isto acontece por exemplo em estufas.
  • Em zonas de armazenamento cobertas o teto da caravana deve deixar-se ligeiramente aberto. Certifique-se de que não entram bichos neste caso. Mantenha as janelas fechadas.
  • Deixe as portas interiores, armários e tampas abertas e disponha os colchões e almofadas de forma a que haja suficiente circulação de ar à volta delas. Se o local de armazenamento for húmido, é aconselhável levar os colchões, almofadas e cortinas para dentro de casa.
  • Limpe o frigorífico e deixe a porta aberta.
  • Coloque sempre o Desumidificador numa superfície estável, de preferência dentro de uma bacia de plástico que possa aparar algum derrame em caso de emergência.
  • Verifique e despeje o Desumidificador todos os meses. 

Nunca coloque o Desumidificador num lavatório metálico (alumínio) porque os grânulos e o fluido do Desumidificador podem danificá-lo seriamente.

A embalagem refere que o contacto com cabedal e metal devem ser evitados. Porquê?

O Desumidificador é produzido com sal. O metal começa a enferrujar se entrar em contacto com o fluido por um longo período. O cabedal pode ficar distendido pelo fluido, tornando-o duro e também enrugado ou descolorido.

Há alguma coisa que eu possa fazer para me ver livre do cheiro a bafio?

O cheiro a bafio é causado pela humidade, por isso, em primeiro lugar, deve reduzir o nível de humidade do ar usando o Desumidificador, por exemplo. Pode também escolher uma recarga com perfume. Então passará a cheirar a fresco desde o primeiro dia! Existem vários perfumes.

Posso usar o Desumidificador no carro?

Sim, pode. Embora exista um risco elevado de tombar, salpicar ou entornar num carro em movimento. Portanto, para esta aplicação, escolha apenas o Air Max® Safe.

USAR O DESUMIDIFICADOR

Como é que inicio e termino o uso do Desumidificador?

Não tem de iniciar ou terminar o uso do Desumidificador. Assim que a humidade do ar sobe acima dos 50% ele começa a trabalhar imediatamente. Pode ver isso por si próprio passado um bocado quando a humidade começa a ser recolhida no recipiente. O que acontece quando a humidade do ar desce para menos de 50%? O Desumidificador para automaticamente e passa para o modo 'em espera'.

Depois de colocar o Desumidificador o ar pode ficar demasiado seco?

Não, o Desumidificador deixa de atuar automaticamente quando a humidade do ar desce para menos de 50%. Portanto não tem de se preocupar se o Desumidificador seca demasiadamente o ar.

Se usar mais do que um Desumidificador o ar fica mais seco?

Não, é boa ideia usar mais do que um Desumidificador em espaços grandes onde um só Desumidificador será insuficiente. O nível de humidade do ar ideal será alcançado mais rapidamente se usar mais do que um Desumidificador. Usar mais do que um Desumidificador nunca faz com que o ar fique mais seco, porque todos eles deixam de atuar assim que o nível de humidade desce para menos de 50%.

Por quanto tempo o Desumidificador se mantém ativo?

Em média, por 2 ou 3 meses. O tempo de vida exato depende do nível de humidade e da temperatura. Quanto mais humidade houver, mais rapidamente o conteúdo se consome.

Após uma semana ainda não se vê fluido no recipiente. O meu Desumidificador está a trabalhar corretamente?

O seu Desumidificador está a trabalhar perfeitamente. O facto de não haver fluido no recipiente pode ser causado por uma de três situações:

1. O Desumidificador só começa a trabalhar quando a humidade do ar ultrapassa os 50%, se o nível de humidade for inferior a isso, então o Desumidificador está apenas pacientemente à espera.

2. A humidade não caiu toda dentro do recipiente desde o princípio. Inicialmente, a humidade é completamente absorvida pelos grânulos, sem pingar nada para o recipiente. O fluido só começa a cair para o recipiente quando os grânulos ou pastilhas ficam saturados. Isto depende do nível de humidade do ar e, por vezes, isso pode demorar até três meses.

3. O Desumidificador trabalha mais devagar a baixas temperaturas. Pode demorar muito tempo até o fluido começar a pingar no recipiente, especialmente no inverno."

Os grânulos eram bonitos e brancos, agora estão todos castanhos e cinzentos. Alguma coisa correu mal?

Não, esta descoloração é normal e é causada por contaminação e partículas do ar.

O recipiente está quase cheio, mas os grânulos ou pastilhas ainda não acabaram. O que devo fazer?

Com níveis muito elevados de humidade pode acontecer que o Desumidificador tenha removido tanta quantidade de humidade do ar que o recipiente fique cheio, enquanto ainda há grânulos ou pastilhas. Deve despejar o fluido do recipiente entretanto, sem voltar a colocar uma recarga. Pode mais tarde colocar uma recarga quando os grânulos ou pastilhas se gastarem. É aconselhável voltar a despejar o recipiente também nessa altura.

As aberturas da grelha do recipiente do fluido estão bloqueadas com grânulos e fluido cristalizado. Isto é normal, e o que devo fazer?

Isso é bastante normal e é causado por uma diminuição do nível de humidade do ar. Isso acontece principalmente quando há uma mudança súbita na temperatura ou na humidade do ar. Deve simplesmente lavar a grelha com água quente para remover os cristais ou os bocados que estão a bloqueá-la.

Os grânulos do meu Desumidificador estão a aglomerar-se e ainda não há fluido no recipiente. O meu Desumidificador está a trabalhar corretamente?

Isso é bastante normal e é causado por uma diminuição do nível de humidade do ar. Isso acontece principalmente quando há uma mudança súbita na temperatura ou no nível da humidade do ar. Lave simplesmente a grelha com água quente para remover os cristais ou os bocados que estão a bloqueá-la."

Por que razão o meu Desumidificador se gastou completamente muito antes dos 2-3 meses mencionados na embalagem?

Quanto mais elevado for o nível de humidade, mais rapidamente o Desumidificador trabalha e eventualmente mais se gasta. Particularmente, quando se usa o Desumidificador pela primeira vez, ele tem de trabalhar mais para alcançar o nível de humidade ideal.  Uma vez feito isso, o Desumidificador já não precisa de trabalhar tanto e os 2-3 meses são um período realista.

RECARGA DO DESUMIDIFICADOR

Quando devo mudar a recarga do meu Desumidificador?

Quando virtualmente todos os grânulos no recetáculo forem 'usados' ou tenham desaparecido, está na altura de recarregar. Isto acontece normalmente depois de 2-3 meses.

O que faço com o fluido que se acumulou no recipiente do fluido?

De preferência deve despejá-lo na sanita ou numa banheira ou lavatório cerâmicos. Depois disso deixe correr uma boa quantidade de água para diluir o fluido. Não o despeje para um lavatório metálico, porque o fluido pode afetar o metal. Tenha sempre cuidado ao manusear o fluido! Salpicos ou escorridos podem causar manchas ou nódoas difíceis de tirar.

Ao colocar o Desumidificador alguns grânulos pequenos caem através da grelha para dentro do fluido do recipiente. Esses grânulos perdem a ação?

Não, desde que estejam dentro do recipiente, eles continuam simplesmente a fazer o seu trabalho. Por isso, os grânulos não estão perdidos.

MANCHAS

Como se tiram as manchas de materiais sólidos?

Remova as manchas imediatamente das superfícies sólidas usando uma esponja e bastante água. Repita a ação várias vezes.

Como se tiram as manchas de materiais têxteis?

As manchas em materiais têxteis (revestimento do chão, estofos) podem ser removidas com sulfato de sódio. Pode adquiri-lo na sua drogaria ou na farmácia*.

Prepare uma solução de 5% com água (50 g/l) e espalhe sobre a mancha. Deixe atuar durante cerca de 30 minutos. Depois seque com um secador de cabelo ou um aquecedor elétrico. Remova o pó remanescente com um aspirador.  Repita o processo, se necessário.

*O sulfato de sódio é também um artigo de serviço disponível no Centro de Informação Air Max."

SEGURANÇA

Fiquei com alguns grânulos ou fluido do Desumidificador nos olhos, o que devo fazer?

Lave imediatamente os olhos com muita água e depois consulte o seu médico de família ou um oftalmologista.

O meu filho engoliu alguns grânulos ou fluido do Desumidificador, o que devo fazer?

Remova quaisquer grânulos da boca. Caso ele os tenha engolido, faça-o beber imediatamente dois ou três copos de água para diluir o fluido e consulte um médico.

Quais são os passos mais importantes nos Primeiros Socorros?

  • Em caso de inalação: providencie ar fresco e consulte um médico no caso de haver quaisquer sintomas. 
  • Em caso de contacto com a pele: lave muito bem as mãos. 
  • Em caso de contacto com os olhos: lave os olhos sob água corrente durante uns minutos com as pálpebras abertas. Contacte um médico se as queixas continuarem. 
  • Em caso de ingestão: não tente vomitar - procure assistência médica imediata."

O Desumidificador é prejudicial para plantas, animais ou alimentos?

O Desumidificador em princípio não é prejudicial desde que não haja contacto direto com os grânulos ou o fluido recolhido. Não são libertados gases ou vapores quando em uso.

É aconselhável manter o Desumidificador fora do alcance de crianças ou animais e não deve comer ou beber enquanto estiver a mover, esvaziar ou recarregar o dispositivo. Lave sempre muito bem as mãos em água quente depois de manusear o dispositivo, os grânulos ou o fluido.

O Desumidificador é venenoso?

O Desumidificador é adequado para aplicações domésticas e pode, por isso, ser usado sem qualquer problema em todas as divisões da casa, seja na despensa ou no quarto.

Os grânulos ou pastilhas do Desumidificador contêm cloreto de cálcio, um tipo de sal higroscópico. Embora possa ser irritante para os olhos, não é verdadeiramente venenoso. É recomendado evitar o contacto com os olhos e a pele e lavar as mãos com água depois de estar em contacto com o sal.

Evite inalar quaisquer partículas de poeira da recarga. Guarde sempre os dispositivos e recargas do Desumidificador fora do alcance de crianças e animais. Faça o mesmo que costuma fazer com outros artigos domésticos, tais como detergentes.

VENDAS

Onde posso comprar dispositivos e recargas do Desumidificador?

Pode comprar os dispositivos e recargas do Desumidificador em lojas de bricolage e de artigos para a casa.

COLAR E FIXAR

Existe alguma cola que possa ser aplicada no exterior quando a temperatura anda perto do ponto de congelação?

Não, a maior parte das colas necessitam de ser aplicadas a temperaturas acima dos 5 graus Celsius e algumas colas só endurecem a temperaturas até mais altas.

É correto guardar as colas no frigorífico?

Sim, é.  Uma vez que as colas não endurecem a temperaturas abaixo dos 5 graus aconselhamos a guardar os tubos e frascos pequenos dentro de uma saco de plástico no frigorífico. Não aconselhamos a congelação porque alguns tipos de colas contêm água.

Existem colas para materiais em PP, PE, PA ou PFTE?

Não, este tipo de materiais sintéticos não se colam. Geralmente, são ligados a altas temperaturas em processos industriais. 

PP = Polipropileno
PE = Polietileno
PA = Poliamida=Nylon
PTFE = Politetrafluoretileno

O que são materiais porosos?

Materiais porosos podem absorver humidade. Algumas colas e vedantes contêm humidade. Se estas colas ou vedantes forem utilizados um dos materiais a colar deve sempre ser poroso.

Exemplos de materiais porosos incluem: gesso cartonado, madeira não tratada, betão e tijolo, papel, cartão, cimento, etc.

Exemplos de materiais não porosos incluem: madeira, cimento e tijolo tratados (com primário ou pintados), placas de construção, tais como MDF, contraplacado multiplex e triplex, materiais sintéticos rígidos e macios, espuma de poliestireno (tempex, EPS, XPS), metal, vidro, etc.

Que cola devo usar para louça de barro e cerâmica?

O melhor é uma cola epóxi de dois componentes, tal como a Epoxy 5 minutos. Se as peças encostarem perfeitamente também pode usar supercola (gel). Contudo, as colas epóxi produzem a melhor aderência e são resistentes à água e à máquina de lavar louça.

O que posso usar para remover manchas e resíduos de cola?

MONTAGEKIT

O que é a Montagekit?

A Montagekit é uma cola universal e elástica para segurar materiais a paredes, pavimentos e tetos. A cola serve também para enchimento e, assim, preenche irregularidades nos materiais de tal forma que, juntas que não encaixem perfeitamente também podem ser fixadas com firmeza. A cola suporta o material colado e absorve as deslocações dos materiais para que não se separem.

Como posso colar materiais sob pressão?

Ao fixar um rodapé, por exemplo, pode acontecer que a parede ou o rodapé não sejam totalmente retos. Uma pressão pequena é exercida no rodapé. Com Montagekit Profissional pode mesmo assim fixar o rodapé se usar o método de colagem instantânea (power bonding). Aplique a Montagekit profissional no rodapé e pressione o rodapé contra a parede. Pode parecer algo estranho mas, depois disso, afaste novamente o rodapé da parede e deixe a cola secar durante 5 minutos. Depois de fazer isso, se voltar a pressionar o rodapé firmemente contra a parede pode garantir que fica colado.

Como se usa a Montagekit?

Isso depende do tipo de Montagekit. Primeiro, precisa de uma pistola de vedante para conseguir tirar o vedante do cartucho. Tal como para os Montagekits, pode também usar uma pistola de vedante para outros produtos como Siliconenkits e Acrylaatkits. Geralmente, a cola deve ser aplicada em pontos ou linhas num dos materiais a colar. De seguida, ambos os materiais são colocados em contacto um com o outro e, eventualmente, comprimidos em conjunto. Para a Montagekit Universal, o método de colagem instantânea (power bonding) também pode ser usado.

Como funciona o método de colagem instantânea (power bonding)?

Aplique cola ao material a colar e pressione o material contra o substrato. Pode parecer estranho, mas volte a separar o material novamente. O resultado disto é que agora há cola tanto no material como no substrato. Deixe a cola secar durante 5 minutos e volte a pressionar de novo firmemente o material contra o substrato. Este método garante uma elevada resistência de colagem inicial. Isto é importante se, por exemplo, não puder usar grampos ou se estiver a colar sob pressão ligeira.

Nota: o método de colagem instantânea (power bonding) só pode ser usado com Montagekit Professional.

Quanto tempo se pode armazenar a Montagekit?

Todas as colas têm um prazo de validade limitado. Consegue-se o prazo de validade ótimo guardando a embalagem num local frio, seco e fechado. A Montagekit Professional e Universal têm um prazo de validade de 24 meses, pelo menos.

Que quantidade de Montagekit vou precisar?

A quantidade de cola necessária depende em larga medida do tipo de trabalho e do tipo de Montagekit. Em geral, colar placas grandes necessita de menos cola do que, por exemplo, estruturas de madeira ou ripados. Além disso, o espaço entre os materiais e o substrato que necessita de ser cheio também tem influência.

Como orientação: para placas, 2 a 2,5 m2 por cartucho e para estruturas de madeira e ripados, 1,5 a 2 m2 por cartucho. A Montagekit Professional e Universal estão também disponíveis em tubos e cartuchos.

Posso usar a Montagekit no exterior?

Sim. No entanto, tem de ter alguns pontos em consideração. O material a colar e o substrato devem estar limpos, secos e sem gordura antes de iniciar a colagem.

Qual a melhor forma de guardar uma embalagem aberta?

É importante fechar a embalagem o melhor que puder. Depois de usar, deve desenroscar o aplicador do cartucho, colocar um bocado de película de plástico ou de alumínio sobre a abertura do cartucho e voltar a enroscar o aplicador. O aplicador também tem uma tampa. Pode também colocar um pouco de película entre o aplicador e a tampa. Além disso, é também importante guardar a cola num local frio e seco.

VEDAÇÃO

Posso pintar sobre um vedante de silicone?

Não, o vedante de silicone não adere bem aos outros materiais. A tinta também não adere ao vedante.

Posso pintar sobre um vedante vidrado?

Sim, este produto é feito à base de polímeros SMP e pode ser pintado com todos os tipos de tinta.

A Poly Max® é isenta de ácidos?

Sim, todos as variedades de Poly Max® são isentas de ácidos.

Eu comprei um vedante transparente que é branco quando sai do cartucho/tubo. Como é isso possível?

Alguns tipos de vedantes contêm humidade. Esses vedantes só se tornam transparentes quando secam completamente e depois de toda a humidade ter saído. Tenha em atenção que, se o vedante for aplicado entre materiais não porosos e/ou em locais frios e húmidos, pode levar semanas até o vedante secar completamente.

Todos os tipos de vedantes encolhem?

Não, apenas os vedantes que contêm humidade ou solventes podem encolher em certa medida. Vários vedantes de silicone e as variedades de Poly Max® não encolhem.

Eu comprei um vedante de silicone especial para a casa de banho mas ainda há bolor. Como é isso possível?

Elementos antibolor adicionais são usados nos vedantes de silicone para as casas de banho. Como resultado, o vedante é normalmente capaz de evitar a formação de bolor por um longo período de tempo. Contudo, se a ventilação é insuficiente ou se permanecem resíduos de sabão na junta vedada por longos períodos, os elementos especiais podem gastar-se.

REGULAMENTAÇÃO EUROPEIA PARA PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO

Quais as implicações do Regulamento Europeu para Produtos de Construção (CPR) n.º 305/2011?

Este regulamento entrou em vigor a 1 de julho de 2013 e estabelece os requisitos mínimos para produtos de construção nas áreas de segurança, resistência ao fogo e resistência mecânica, entre outras. Se foi estabelecida uma norma europeia harmonizada para um grupo específico de produtos, o fabricante tem obrigação de demonstrar que cumpre o requisito CE relevante e rotular o produto com o logótipo CE. Além disso, deve estar disponível uma Declaração de Desempenho (DoP), descrevendo o modo como o produto foi testado e indicando o nível de desempenho atingido pelo produto.  As colas de PVC, colas de azulejo e buchas químicas estão sujeitas a esta Regulamentação Europeia de Produtos de Construção. Os vedantes serão abrangidos pelo regulamento a partir de 2014.  As respetivas Declarações de Desempenho (DoPs) estão disponíveis a pedido.

Que grupos de produtos são abrangidos pelo Regulamento Europeu para Produtos de Construção n.º 305/2011?

Os vedantes serão abrangidos por este regulamento a partir de Julho de 2014.

Quando entrou em vigor o Regulamento Europeu para Produtos de Construção n.º 305/2011?

A 1 de julho de 2014.

O que é uma DoP?

Uma DoP é uma Declaração de Desempenho (Declaration of Performance). Ela descreve o modo como o produto foi testado e indica o nível de desempenho atingido pelo produto.

Como posso obter uma DoP para o meu produto?

As DoP estão disponíveis em versão digital na página de informação do produto para cada produto a que se aplica. Neste momento, estamos ainda em processo de execução. Pode pedir uma DoP em falta enviando um formulário de contacto, acompanhado do seu pedido.

Como posso obter informação adicional?

Se tiver uma pergunta ou um comentário, pode perguntar-nos enviando um formulário de contacto.

Cookies

Nós e os nossos parceiros usamos cookies para providenciar os nossos serviços e apresentar-lhe publicidade de acordo com os seus interesses. Informações sobre cookies e como pode desativá-los pode ser encontrada nas nossas orientações sobre cookies. Ao usar o nosso website está a dar autorização para usarmos cookies.